Projeto-de-Hidráulica
estoque virtual, manutenção hidráulica

Ganhe mais dinheiro aumentando a eficiência de seus equipamentos

A maioria dos empreendedores, seja os iniciantes no mercado ou os mais veteranos, procuram ter altos ganhos com seus negócios com poucos investimentos, na tentativa de conseguir lucrar melhor e assim desenvolver sua empresa de maneira mais rápida. Embora existam algumas saídas “fáceis”, é certo que cedo ou tarde seu negócio irá ruir.

Portanto, a melhor solução para garantir melhores retornos para sua empresa, principalmente financeiro, está nos investimentos pontuais em profissionais, infra estrutura, novos produtos, e equipamentos. Esta última questão pede tanta atenção e cuidado quanto os demais itens, pois uma empresa sem estrutura técnica dificilmente vai muito longe.

E apesar de num primeiro momento pensarmos como investimento a compra de novas peças, na verdade ele pode se dar no aumento da eficiência dos já existentes. Dessa forma, sua vida útil é melhor aproveitada, o ambiente de trabalho ganha em infraestrutura, e por fim toda a empresa recebe melhores ganhos.

Mas como se aumenta a eficiência dos equipamentos?

Eficiência Sustentável

Uma das maneiras mais práticas de se melhorar a eficiência de seus equipamentos e ainda construir uma imagem positiva para sua empresa são através de iniciativas sustentáveis. Apesar de ser vista com ceticismo por muitos grupos, é fato que procurar o uso de fontes facilmente renováveis ou recicláveis auxilia e muito no desempenho de seus equipamentos.

O uso de energias renováveis auxilia a manter os maquinários em pleno funcionamento com um consumo bem menor se comparado a outros tipos mais conhecidos. Fábricas movidas a energia eólica e solar, por exemplo, já mostram resultados satisfatórios, e mesmo estruturas inteiras podem ser pensadas com modelos sustentáveis, aproveitando melhor os espaços para equipamentos e equipe.

Outro ponto, não diretamente ligado ao uso de energias sustentáveis em si, é a postura da própria empresa em relação ao uso dos equipamentos. Embora nem todos os setores possam diminuir o consumo de energia sem prejudicar o rendimento de seus serviços, existem pequenas ações para manter o consumo mais sadio de energia.

Épocas de baixa produção, por exemplo, não exigem o uso de máquinas a níveis intensos, o que permite até mesmo uma manutenção para períodos mais conturbadas. E um bom treinamento de seus profissionais para comandar os equipamentos também é suficiente para uma eficiência sustentável.

Explorando a Inovação

Muitas empresas atuais se destacam no mercado não por apresentam tecnologia de ponta, mas por trazerem novas abordagens ao que já anda em circulação no mercado. Estas inovações, que partem unicamente da mente de seus criadores, são um dos meios mais surpreendentes de se melhorar ou mesmo reaproveitar equipamentos.

Um exemplo interessante na construção civil é o reciclador de entulhos. Voltado para grandes construções, ele transforma azulejos, concretos, tijolos e outros tipos de resíduos recorrentes numa obra em britas e finos, o que garante economia de custos e agiliza o tempo de produção, uma vez que os operários não terão de esperar por mais materiais. Além de ser uma solução sustentável, como comentamos acima.

Já outras inovações podem se relacionar com aparelhos inéditos. O EnergyEgg é um exemplo curioso: o aparelho, conectado à rede elétrica de uma residência ou ambiente fechado, apaga todas as luzes e aparelhos na ausência de pessoas no cômodo, permitindo uma configuração de quais elementos podem se manter acessos. Útil não apenas para economia de luz em sua casa, como para empresas de setores como o comercial e o executivo, em que pequenos deslizes no dia a dia acabam por pesar em despesas que deveriam ser ínfimas.

Você deve estar se perguntando onde todas estas sugestões podem levar aos ganhos financeiros. Simples: uma vez em que os custos diminuem, os recursos aumentam para novos investimentos, que darão um maior retorno em dinheiro, gerando um círculo virtuoso para sua empresa. Mas que seja desta forma, é necessário uma boa dose de risco, vontade de aprender, e uma boa ideia.